domingo, 21 de abril de 2013

Sombras de Goya ( 2005 EUA - Espanha)

Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.
Para os amantes da arte este é um filme imperdível.
Além de nos remeter a um contexto histórico e controverso onde, em nome da dignidade humana e da adoração a Deus, se praticavam enormes barbáries à pessoas inocentes, indefesas e completamente submissas ao poderio da monarquia e da Igreja Católica, nos permite conhecer mais um dos únicos artistas de todos os tempos, que teve a coragem de retratar a guerra e as atrocidades contra a pessoa humana, não pelo aspecto lúdico ou pela visão dos vencedores, mas de forma crua explicitar, por meio da pintura, como o poder é cruel e o quanto de maldades são praticadas em nome do bem.
Para quem o desconhece, vale a pena buscar ver o filme, bem como o quadro nomeado de "Horrores da Guerra", e assim conhecer Francisco Goya, um artista, um intelectual... um ser humano.