domingo, 24 de junho de 2012

Filme: A Insustentável Leveza do Ser (1987 - EUA)

Nos anos de 1960 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Daniel Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. Mas duas mulheres: Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, vão estar muito presentes na vida dele. Mas ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso é afetada, pois seus sonhos foram destruídos e suas vidas mudariam para sempre.
O trailer envolve ação, drama e suspense, em doses muito precisas, e é composto de uma narrativa impar que tenta demostrar a diferença entre amor e sexo e a dificuldade de aceitação por parte daquela sociedade, principalmente num momento de grande convulsão social.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Filme: Do Inferno (2001 - EUA)

Do InfernoEm 1888 a cidade de Londres vive um horror sem precendentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion). Desconfiando que tais acontecimentos sejam na verdade uma "caçada" às garotas de Whitechapel, o caso logo chama a atenção de Frederick Abberline (Johnny Depp), um brilhante e perturbado inspetor de polícia que muitas vezes usa de seus poderes psíquicos para solucionar casos. Abberline se envolve cada vez mais com o caso e aos poucos se apaixona perdidamente por Mary, mas quanto mais se aproxima da verdade mais Whitechapel fica perigosa para Abberline, Mary e suas companheiras.
O filme é mais uma versão, muito bem elaborada, da história de Jack Estripador. Porém, nesse caso, a existência de um psicopata ou serial killer tem um motivo bastante intrigante. Os assassinatos das prostitutas ocorrem em razão de uma delas ter se casado oficialmente (casamento presenciado por suas amigas de prostituição) e ter tido uma filha com o Príncipe Herdeiro da Coroa Britânica, que está a beira da morte por ter contraído sífilis.
A única forma encontrada pela realeza britânica de evitar que uma "mulher vulgar" se tornasse princesa e que sua filha fosse a oficial herdeira do trono, seria matando a ambas e mais a quem soubesse da perniciosa relação.
Um trailer bastante inteligente que retrata uma Londres inundada em podridões, tanto no aspecto sanitário quanto social e político.

sábado, 16 de junho de 2012

Crônica: A Turma do Aterro

Mais um encontro memorável se realizou nesta sexta feira (15/06/2012).
Nós da Turma do Aterro desta vez nos encontramos na Churrascaria Carretão em Copacabana.
Como sempre, a descontração marcou o clima do encontro. Não faltaram as histórias mais diversas, relembrando os tempos das peladas.
Não houve quem saísse da mesa sem estar rouco ou com as mandíbulas doloridas de tanto rir.
Nossas reuniões estão cada vez melhores e o gosto de quero mais aumenta  sempre que estamos juntos.
Já marcamos o próximo, que irá acontecer provavelmente em julho, mas desta vez a coisa vai ser mais séria, nos decidimos por realizar uma partida de futebol, que tem tudo para não durar mais que alguns poucos minutos, pois tirando dois ou três do grupo, os demais certamente não conseguirão sequer terminar um tempo do jogo (me incluo aí). Mas isso é o que menos importa! O estar entre amigos se torna a principal razão.
Por motivos diversos, alguns não puderam comparecer, porém estavam presentes em nossas lembranças o tempo todo.
É um prazer incomparável fazer parte de um grupo de pessoas íntegras que a partir de encontros semanais nas quadras do Aterro do Flamengo, e lá se vão mais de quinze anos, conseguiu transformar uma coisa simples em um laço de amizade tão duradouro.
Que os Deuses nos proporcionem vida longa e saúde para que possamos realizar muitos outros, pois como costumo dizer, em boa parte dos casos, as boas amizades valem muito mais que dinheiro.
Que viene la próxima reunión!

domingo, 10 de junho de 2012

Filme: Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (2012 - EUA, Reino Unido, Suécia e Alemanha)

Millennium - Os Homens Que Não Amavam as MulheresHarriet Vanger (Moa Garpendal) desapareceu há 36 anos, sem deixar pistas, em uma ilha no norte da Suécia. O local é de propriedade exclusiva da família Vanger, que o torna inacessível para a grande maioria das pessoas. A polícia jamais conseguiu descobrir o que aconteceu com a jovem, que tinha 16 anos na época do sumiço. Mesmo após tanto tempo, seu tio Henrik Vanger (Christopher Plummer) ainda está à sua procura e decide contratar Mikael Bomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo que trabalha na revista Millennium. Bomkvist, que não está em um bom momento por enfrentar um processo por calúnia e difamação, resolve aceitar a proposta e começa a trabalhar no caso. Para isso, ele vai contar com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma investigadora particular incontrolável e anti-social.
O trailer incorpora os estilos suspense, drama e aventura, fugindo completamente dos moldes hollywoodianos.
Cenas fortes de sexo e violência são contextualizadas de modo a compor seu enredo.
Vale a pena destacar a brilhante atuação da jovem Lisbeth Salander, protagonizadora das cenas mais marcantes.
O filme possui aproximadamente 2h e 40min que se focam no diálogo para contar a intrigante história, o que nos exige bastante atenção para sua compreensão.

domingo, 3 de junho de 2012

Crônica: Boteco Belmonte

Posso até estar me tornando repetitivo, mas todas as vezes que vou ao Bar Belmonte me sinto quase que obrigado a escrever à respeito.
Apesar de não ser o mais próximo da minha casa e também pelo fato de conhecer toda rede, o meu preferido é o de Copacabana (que fica na Bolívar esquina com Domingos Ferreira).
Até agora é o único lugar do Brasil que vou exclusivamente para tomar chopp preto, servido na caldereta, cremoso, na temperatura ideal, irresistível.
Nem me preocupo em olhar o cardápio, pois as empadas que não possuem massa seca e derretem na boca são suficientes para minha satisfação.
O atendimento é de primeira, com educação e leveza no tratamento ao cliente, e o preço bastante justo.
Um boteco tradicional com a cara do Rio onde encontramos simpatia, descontração e qualidade.
Vale conferir!