domingo, 25 de novembro de 2012

Filme: Código das Ruas (2004 - EUA)

Capa do filme Código das RuasCódigo das Ruas é um filme original dirigido pelo aclamado diretor Spike Lee que oferece uma visão fascinante de um mundo sedutor e perigoso e as opções de vidas de um grupo de jovens envolvidos intensamente na singular cultura de gangue. Três  rapazes de origens e criação diferentes querem tomar posse das ruas, cada um, num gesto desesperado para demarcar seu território. Logo a tensão racial sobe e as emoções colidem detonando uma explosiva onda de mortes e caos. À medida que suas vidas se cruzam nas ruas, eles vão percebendo que não são tão diferentes um do outro. Ou será que eles vão lutar cada qual para manter seus territórios?
Este trailer praticamente fala sobre uma realidade presente em boa parte das sociedade e porque não dizer das famílias.
Em diferentes situações, o filme retrata como sobreviver no sub mundo das drogas e da violência.
Mais uma vez Spike Lee, com seu estilo único, consegue apresentar uma história que, apesar de todas as mazelas, nos proporciona momentos de emoção.

domingo, 18 de novembro de 2012

Tempos Modernos (1936 - EUA)

Tempos ModernosUm operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Nada mais atual do que do que o filme de Chaplin rodado em 1936.
Mesmo no século XXI somos capazes de nos identificar com a história, pois ela relata como as relações humanas são, em grande parte, pautadas pelo interesse econômico e pela diferenciação entre as pessoas.
Em um mundo que prevalece o poderio do dinheiro, absorvido por crises financeiras, e com poucas oportunidades de crescimento individual, o que acaba por compensar tal realidade ainda é o amor, não em seu sentido carnal, mas, principalmente, o querer fazer o bem ao outro. Coisa cada vez mais rara... infelizmente!

sábado, 10 de novembro de 2012

Filme: Gonzaga de Pai para Filho (2012 - Brasil)

Poster do filme Gonzaga - De Pai para FilhoUm pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991), e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.
Emocionante na medida  em que procura retratar o cotidiano da vida do grande mestre Luiz Gonzaga, suas dificuldades, mazelas e paixões a partir do seu relacionamento extremamente conflituoso com seu filho (Gonzaguinha).
Um filme surpreendente em se tratando de, na verdade, contar duas histórias de uma única vez.
Me chamou atenção o fato de na sala de cinema me deparar com um público bastante diversificado em  termos de idade. Grande parte das pessoas que ali estavam não tiveram a possibilidade de conhecer Gonzaguinha em vida e muito menos o Gonzagão. No entanto, em determinadas partes, a comoção era geral.
Duas vidas, duas histórias e uma bela obra. Vale a pena conferir!