domingo, 8 de julho de 2012

Crônica: Nada vem de graça!

É difícil imaginar que ainda existam pessoas que se deixam levar pelo conto do vigário - acho que conto do vigário é coisa muito antiga e nem todo mundo deve saber do que se trata. Na verdade quero me referir a quantidade de enganações que somos submetidos todos os dias, e se não estivermos atentos, certamente nos daremos mal.
Dia desses recebi uma mensagem de texto no celular informando que eu havia sido sorteado pelo "Programa do Faustão" da Rede Globo e havia ganhado uma casa no valor de R$ 300.000,00 e que para me habilitar ao prêmio bastaria ligar para o número que aparecia junto da mensagem.
Quase tive um ataque de risos! Nem Faustão eu vejo, muito pelo contrário, procuro evitá-lo de todas as formas, ele faz o tipo de programa que não me prende a tenção nem por cinco minutos, acho que eu seria uma das últimas pessoas a fazer jus a tal benevolência.
Quando relatei o fato para uns amigos, fiquei surpreso, quase houve unanimidade em dizer que eu deveria ter ligado ao menos para checar. Fiquei embasbacado em perceber como as pessoas são ingênuas. Perguntei-lhes se em algum momento da vida eles conheceram ou souberam de alguém que tenha ganhado alguma coisa totalmente de graça, sem fazer nenhum esforço. Claro que as respostas foram negativas.
Golpes sempre existiram e sempre existirão, mas o curioso é que as pessoas não se cansam de ser enganadas e se deixam levar pela possibilidade de obterem algo com extrema facilidade, não fazendo um pingo de esforço para tanto, e muitas das vezes, por assim agirem, acabam se enrolando.
Prefiro conquistar meus próprios bens com meu sacrifício. Se der, deu! Se não der, paciência! Mas uma coisa é certa, não me entregarei de bandeja para nenhum vigarista, pois sigo aquele velho dito popular que diz: "Enquanto houver otário no mundo, malandro não morre de fome".
Tô fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário