domingo, 21 de julho de 2013

Antes que o DIABO saiba que você está MORTO (2007 - EUA)

Antes que o Diabo Saiba que Você Está MortoNova York. Andrew "Andy" Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, que demonstrará graves problemas na sua área, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros (deve três meses da pensão da sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher), a assaltar a joalheria dos pais deles, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. Na hora da ação, os dois esperavam encontrar apenas uma idosa funcionária, mas é a mãe que aparece de surpresa. O cúmplice de Hank é morto, mas antes acaba ferindo-a tão gravemente que ela, apesar de não falecer, é considerada clinicamente morta. Charles jura se vingar a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça de seus próprios filhos. Agora os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano.
Sem sombra de dúvidas é um dos mais bem montados enredos desenvolvidos para um filme, onde se consegue concatenar simetricamente um drama impressionante envolvendo traição, personalidades, adultério, drogas e vidas completamente envolvidas com problemas financeiros e familiares.
Ao contrário do que se possa imaginar, a trama não se traduz em violência gratuita, as cenas são na medida exata para contar uma história a qual cada sequência não nos permite ter a menor ideia do que virá adiante.
Como disse Roger Ebert do Chicago Sun Times "...este filme gruda em você..".
Vale a pena assisti-lo, pois dificilmente se algum de nós ainda não se viu ( e tomara que não se veja) certamente conhece alguém que passou por semelhante situação em maior ou menor grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário