sábado, 27 de julho de 2013

V de Vingança (EUA-2006)

V de VingançaEm uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir qual é o seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.
A pergunta que se faz após assistirmos a esta excelente obra, apesar de ser quase um jargão, mas que se aplica em gênero número e grau neste momento, é a seguinte: A vida imita a arte ou a arte imita a vida?
A história, mesmo sendo uma ficção, tem um viés politico extremamente forte e não por coincidência versa sobre as manobras governamentais na Inglaterra da época, que procuram empurrar para debaixo do tapete as suas sujeiras, bem semelhantes as que temos por aqui.
Nunca estivemos num momento tão apropriado para assistirmos a este grandioso triler, que, por coincidência ou não, no momento de seu lançamento, não teve a divulgação comercial que deveria.
O fato é que para quem deseja entender o sentido mascarado dos "anonimous", tão marcantes nos recentes manifestos populares ocorridos no Brasil, não deve deixar de ver este maravilhoso filme,
composto de ação e ficção na medida certa, pois não se desfoca do seu objetivo em nenhum momento, nunca esteve tão próximo da nossa realidade como agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário