domingo, 9 de setembro de 2012

Livro: Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Guia Politicamente Incorreto da FilosofiaDividido por temas, a obra se baseia em conceitos defendidos por grandes filósofos do mundo inteiro para abordar assuntos como capitalismo, religião, mulheres, instintos humanos, preconceito, felicidade e covardia. Se até o aeroporto se tornou um churrasco na laje, o futuro mais otimista para o mundo é ser brega.
O "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" não é um livro sobre a história da filosofia, mas sim um ensaio sobre a filosofia do cotidiano. Luiz Felipe Pondé, o pecador irônico, confessa uma mentira moral e universal na sociedade: o politicamente correto. Porque no fundo, você sabe que também achou graça na piada do seu amigo (Livraria da "Folha de São Paulo").
O assunto abordado possui um grande potencial para debates, pois todos nós sabemos que o "politicamente correto" as vezes nada mais é do que uma forma de maquiar a verdadeira intenção de quem o preconiza.
No entanto, percebo que o autor se perde ao querer dar um tratamento totalmente irônico a questão na medida em que não se aprofunda em cada tema.
Me parece que a sua obra é voltada para leigos (o que não é nenhum problema) mas, mesmo assim, identifico uma boa dose de deturpação dos pensadores citados, o que pode promover, para quem não os leu, uma ideia que não corresponde a verdade.
Enfim, o livro é muito bom para dar sono!
Enquanto obra "intelectual" é certamente o mais fraco que já li, pois não consegue sequer ser engraçado (como se imagina pela capa), falta concatenação das ideias e relacionamento entre o que está sendo proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário