terça-feira, 27 de março de 2012

Crônica: Nossa juventude

Não sei quem disse que "filho criado é trabalho dobrado". Tenho quase certeza que este é um dito popular que, até mesmo por assim ser, se tornou de domínio público e como quase tudo que emana do povo tem suas verdades, este não foge a regra.
O fato é que neste final de semana fiz uma reflexão muito extensa onde eu comparava o meu tempo de juventude com os atuais, fazendo um paralelo entre o que vivi e o que hoje vivem meus filhos.
Na minha época não havia rede social, telefone celular e até um telefone fixo ou os ditos "orelhões" não era tão simples de se encontrar. Mesmo neste cenário as coisas aconteciam com muito mais tranquilidade, pois, sempre que saía para meus programas, deixava meus pais avisados sobre onde estaria, com quem e a que horas ou dia voltaria. Tudo sempre aconteceu na maior normalidade porque havia o comprometimento com a palavra empenhada, que era, em verdade, a única garantia que podíamos dar.
Hoje as coisas são bastante diferentes. O fato de qualquer criança ter uma página numa rede social e possuir um aparelho celular parece que inibiu o valor dos acordos. Eles mudam seus destinos com mais frequência do que trocam as meias, mas esse não chega a ser o grande problema. O fato é que com toda tecnologia de comunicação ao alcance dos dedos são incapazes de notificar seus pais sobre seus paradeiros, e quando nos atrevemos a ligar, ou somos tidos como chatos e pegajosos ou o bendito telefone não responde as nossas chamadas.
Se os filhos entendessem que seus pais só os acionam por conta da falta de notícias, o que gera uma enorme preocupação, principalmente pelo que observamos ocorrer diariamente de pior em nossa sociedade, sou capaz de apostar que o entendimento seria outro.
Mas, enfim, quem sou eu para mudar um comportamento quase que generalizado da nossa juventude. O que me conforta é que muito provavelmente um dia eles serão pais e entenderão perfeitamente o que é o amor por um filho.
Hoje eles são pedras, amanhã, como nós, serão vidraças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário