sexta-feira, 9 de março de 2012

Opinião: Dia da Mulher...

Não costumo me  apegar a nada que é imposto, seja por meio da persuasão ou do convencimento. Nenhuma data comemorada, segundo nosso calendário, no meu entender, possui algum valor. Não consigo desvincular o apelo comercial existente em praticamente todos os tipos de comemorações, desde os dias santos, passando por dia das mães, pais, avós, etc, até as comemorações de Natal e Ano Novo. Na verdade, acho tudo uma grande baboseira, que serve somente para fomentar o comércio, pois o significado literal praticamente inexiste, e a bem da verdade, as pessoas não estão muito preocupadas com isso, uma vez que nossa sociedade além de corpórea é consumista, e nesse sentido, o que de fato importa, é dar e receber presentes, não necessariamente nesta ordem.
Mas uma coisa é certa, somos tão bombardeados pelos meios de comunicação que se torna praticamente impossível ficarmos alheios a farra.
Nesse sentido, por ter a convicção que a esmagadora maioria das homenageadas não tem a menor noção do que motivou a existência deste dia, trago uma breve explicação para o assunto: A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. A manifestação pleiteava melhores condições para o exercício de suas atividades e salários mais altos.
Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Não tiremos de forma alguma o direito a homenagem e ao mérito feminino. Diante de tanta barbárie, a luta legítima por respeito e reconhecimento, que ocorre ainda nos dias de hoje, deve ser exaltada. No entanto devemos estabelecer parâmetros ao darmos a esta causa o status de revolução. O conceito de revolução social demanda algo mais. Não vamos aqui entrar no mérito da questão, mas existiram tantas revoluções que mudaram os desígnios do mundo e sequer são mencionadas nos livros ou se tornaram dignas de datas comemorativas.
Enfim, sem me prender a forma e/ou conteúdo do que está sendo reverenciado , diariamente valorizo as mulheres que fazem parte da minha vida e contribuem para o meu engrandecimento. Não pela data, mas pelo que já fizeram e continuam fazendo por mim. Agradeço, sempre, de coração, a minha mãe, minha esposa e minha filha. Essas sim, merecem meu respeito e admiração em todos os dias do ano, independentemente de qualquer apelo comemorativo.

Um comentário:

  1. Obrigada marido pela homenagem, sei o quanto é raro frente aos seus ideais sociológicos. Porém apesar de ser uma "arroz de festa" (os opostos se atraem!) não concordo com algumas comemorações (nossa interseção!) como: Dia das Mulheres e Zumbi, me remete a cotas raciais e sociais como se não tivessemos capacidades individuais para sobrepor como minoria, me lembra os vales (gás, transporte, leite..) tão comuns nos dias de hoje e que, acho, engessam a força de trabalho e criação de oportunidades dignas para o sustento das pessoas. Prefiro a luta, não quero nada de graça! Só o seu amor por mim !!! Bjs

    ResponderExcluir