terça-feira, 3 de abril de 2012

Crônica: A Caminho de São Luiz

No final da semana passada eu e a minha esposa resolvemos comprar passagens para desfrutar de alguns dias na bela  São Luiz (Maranhão). Como sempre fazemos, eu fico com a responsabilidade do deslocamento e ela se encarrega de escolher o Hotel.
Por ter milhas acumuladas no programa Smiles da Gol, achei que seria uma boa hora para utilizá-las, até porque algumas já estavam bem próximas de expirar. Por coincidência a dita companhia aérea estava fazendo uma promoção de milhagens reduzidas para trechos no Brasil e na América do sul. Pensei comigo, beleza, cheguei na hora certa.
Doce ilusão, começou aí o meu calvário!
Não havia um voô sequer para São Luiz que estivesse contemplado com a dita promoção, mesmo eu estando dentro do período estipulado para usufruir tal benefício. O que encontrei foi uma enganação que chegou ao cúmulo de oferecer as tais milhas reduzidas complementadas por um valor em dinheiro que simplesmente, a quantia por si só, era o dobro do que a TAM cobrava para o mesmo destino, no mesmo dia e horário, sem nenhum tipo de complementação.
Fiquei uma fera, me senti um idiota completo, precisava descarregar minha ira. Liguei para  o SAC e expus minha indignação. Só piorou a situação, pois o atendente falava como se estivesse ligado a uma tomada, sem nenhuma emoção, sempre repetindo que as regras eram aquelas e que ele nada podia fazer.
Tomei aquele atendimento como um segundo insulto. Peguei o protocolo e sem voltar com o telefone para o gancho liguei imediatamente para a ANAC.
Para meu espanto, sendo 21:00 de um sábado, a ligação foi rapidamente completada e fui atendido por um gentleman de fazer inveja a qualquer Lord Britânico. Ele pacientemente ouviu todas as minhas lamúrias e ao final do relato, muito educadamente, solicitou meus dados pessoais e perguntou se eu queria formalizar uma queixa. Prontamente eu disse que sim. Ele me pediu que repetisse todo o ocorrido de forma pausada para que pudesse fazer o registro. Finalizado o relato, sugeriu de maneira elegante para eu aguardar que as providências seriam tomadas. Agradeci pela sua educação e me despedi com um boa noite aliviado, mas, sem esperar que rendesse alguma coisa.
Fui surpreendido positivamente. Na terça feira me ligou uma senhora esbaforida se identificando como do setor de relacionamentos da Gol. Bastou eu confirmar minha identificação para ela começar a se desculpar pelo ocorrido, dizendo que iria resolver o meu problema. Francamente, não acreditei! Ela me perguntou se eu ainda estava disposto a viajar e como afirmei que sim, me pediu quarenta minutos para retornar a ligação. Novamente não acreditei e novamente me surpreendi.
Não é que antes dos quarenta minutos ela me ligou já com as reservas feitas, querendo só o meu "de acordo" para fechar as passagens? Por alguns segundos fiquei mudo ao telefone, sem acreditar no que estava ouvindo. Dei o ok! e ela disse que eu viajaria para São Luiz no dia e horário previamente por mim agendado, sem nenhum custo, apenas utilizando minhas milhas. Desconfiado, pedi para que me mandasse a confirmação por e-mail. e ela respondeu com uma voz de satisfação "já enviei Sr Claudio". Fui de pronto conferir, e não é que enviou mesmo?
Quem diria, a  ANAC, que de tanto eu ouvir falar mal, não depositava nenhuma credibilidade, funcionou, e muito bem!
Não sei os argumentos que ela utilizou, mas seja lá quais tenham sido, a GOL, até por eu estar em minha razão, acatou a reclamação e acabou me atendendo satisfatoriamente sem maiores obstáculos.
O sofrimento poderia ter sido menor se houvesse mais transparência e respeito com o consumidor desde o início. Pois ficou provado que a GOL estava se utilizando de uma propaganda que não correspondia ao que realmente era ofertado, porém, quando somos conhecedores dos nossos direitos e não nos deixamos enganar, fica muito mais complicado de se obter vantagens sobre o cidadão de bem. 
Nem tudo no Brasil está perdido. São Luiz, me aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário