sábado, 7 de abril de 2012

Opinião: Stepan Nercessian

Muito provavelmente se hoje, o então Deputado Federal pelo PPS RJ, Stepan Nercessian me encontrar, não saberá meu nome ou quem sou. Mas isso é o que menos importa porque o que quero dizer aqui em nada tem a ver com minha identificação, mas lamentar o fato ocorrido recentemente com o Nobre Parlamentar.
Conheço o Stepan de encontros nos corredores e elevadores, pois durante muito anos, acho que mais de dez, ele foi presidente do Sindicato dos Artistas que funciona no mesmo prédio onde trabalho.
Nunca tive maiores intimidades com ele, no entanto sempre admirei sua postura tanto como político, desde quanto se elegeu vereador pela primeira vez, quanto como ser humano, pois até hoje é quem coordena o Retiro dos Artistas, que presta assistência de todo tipo aqueles profissionais do meio que se encontram em situação de desespero, abandono e pobreza extrema.
Fui lamentavelmente surpreendido quando li no jornal que o Stepan conhecia Carlinhos Cachoeira de longa data, pois se não me engano, os dois são filhos do Estado de Goiás. Se fosse só isso não haveria problema algum, pois o fato de ser da mesma cidade que o bicheiro não significa necessariamente nada.
Porém, quando fiquei sabendo que ele tomou R$ 160.000,00 emprestados para viabilizar a compra de um apartamento, percebi que a relação entre ambos ia além cada conterraneidade. 
Mesmo assim, não considero que Stepan seja um apologista do crime ou um aliado da contravenção. Acho, de verdade, que ele cometeu um "ato falho", e certamente pagará um preço por isso.
Seria injusto colocar Stepan no mesmo nível de cinismo do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), são situações completamente diferentes. 
Mostrando o bom caráter que possui Stepan declarou que pretende abandonar a política, uma vez  que não mais conseguirá ter a "cara de pau" de pedir votos.
Penso que todos nós temos direito a erros e deslizes, e até onde sei este foi o primeiro cometido por ele. Não sei o que o PPS irá fazer, mas acho que não deve haver radicalização. Acredito que o Stepan ainda tem muita coisa boa para oferecer ao país e, ao que percebo, a pior punição que ele poderia receber, sua consciência está se encarregando de executar.
Nunca votei no Stepan, mas, se for o caso dele precisar se reerguer, assim
farei, pois acredito no homem que é.  
Até que se prove o contrário, como homens, somos falíveis, e os primários, em minha concepção, são merecedores de nova oportunidade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário