domingo, 20 de maio de 2012

Filme: Faça a Coisa Certa (1989 - EUA)

Faça a Coisa CertaSal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, (lá também há um armazém cujos donos são coreanos). Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Sal cultua decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. Um desentendimento com Mookie o leva a enfrentar uma série de mal-entendidos, que resultam em pancadaria. A polícia chega ao local e acaba matando um dos fregueses, transformando a confusão em tragédia.
Ao meu ver "Faça a Coisa Certa" é um dos melhores filmes de Spike Lee que possui uma peculiaridade marcante: Foi produzido com baixíssimo orçamento uma vez que e a grande maioria dos atores eram moradores reais daquele bairro.
Como sempre, Spike Lee procura demonstrar o domínio e a exploração dos brancos sobre os negros, porém, de uma forma inteligente, descontraída e, principalmente, ao contrário do que habitualmente presenciamos em obras com esse enredo, ele parte da perspectiva do dominado, buscando a superação, por estar insatisfeito com o dominador.
Vale a pena conferir o trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário