quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crônica: A Natureza que não entendemos!!

Fiquei extremamente triste ao ver pela TV cenas que mostravam o gado na Região Nordeste morrendo de fome e sede. Numa delas, uma criança chorava deitada sobre o dorso magro do animal que dava seus últimos suspiros.
Enquanto isso no Norte do país as chuvas estão produzindo enormes estragos. Ainda ontem, a cidade de Manaus estava debaixo d'água.
Já na Região Sudeste, nas cidades litorâneas de Vitória e Vila Velha, no Espirito Santo, choveu mais em 2 dias do que o previsto para todo o mês de maio.
Em São Joaquim, serra Catarinense, na Região Sul,  o frio chegou no domingo a sete graus negativos.
Entendo que por mais que nos achemos capazes, jamais conseguiremos fazer com que a natureza seja equilibrada de acordo com nossas necessidades. Ela tem suas próprias vontades, segue seu próprio curso e quando quer, nos mostra o quanto somos insignificantes diante da sua magnitude.
Percebo que apesar do longo convívio, a humanidade ainda não consegue entender suas mensagens, seus sinais e seus avisos.
Continuamos a achar que somos superiores e que podemos dominá-la, sendo isso uma questão de tempo. Triste engano! Jamais seremos capazes de exercer domínio sobre ela.
Enquanto o homem não se convencer de que em relação a Mãe Natureza somos seres inferiores e que antes de pensarmos em meios de conter suas reações devemos buscar entender os seus motivos, estaremos sujeitos a toda espécie de surpresas, que nem sempre poderão nos agradar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário