segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Opinião: Carnaval de Jesus

Tem algo meio esquisito acontecendo. O carnaval é ou não uma festa pagã? Até onde sei e aprendi, a ligação existente entre a "folia" e a religião (principalmente a católica) se restringe a uma questão de calendário.
 A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
Se eu estiver certo amigos, como se explica a existência do Bloco Carnavalesco "Folia com Cristo" que desfilou pelas ruas do centro do Rio de Janeiro neste último domingo (05/02/2012)? 
Jesus Cristo agora virou patrono no mundo do samba?
Se vocês acham que perguntar aos foliões (que também podem ser fiéis, crentes, devotos e afins) vai nos dar uma resposta plausível, esqueçam. Pois os que foram entrevistados fazem um salseiro tão grande com a resposta que só justificam alguma coisa para eles mesmos.
Enfim, não tenho nada contra a diversão, pois como já disse várias vezes sou um amante da folia. Só espero que estes neo-foliões sejam sinceros e não venham tentar dizer que está escrito em algum lugar que o carnaval também é uma celebração à Cristo. 
Tomara que sejam honestos (bloco não é procissão) e assumam suas fantasias, botem o samba na rua e deixem o bicho pegar, que corram para o abraço, sem medo de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário