terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Crônica: O mundo vai acabar, de novo!

Ontem ao sair para trabalhar cumpri a rotina de todos os dias: passei pela portaria, provoquei o porteiro-chefe que é vascaíno dizendo que no Flamengo agora era "só Love" e peguei o meu jornal.
Mas, nesse meio tempo, percebi que haviam três funcionários do condomínio conversando sobre, pasmem, "o fim do mundo".
Um deles ouviu dizer, e a fonte não consegui apurar, que o mundo se acabaria neste ano. estava tão convicto disso que demonstrava apreensão em comentar o assunto, e pior, os outros estavam ouvindo atentamente.
Pena que por conta do meu horário não pude ficar mais tempo para saber a conclusão que chegaram sobre o que iriam fazer, já que este seria o último ano de suas vidas.
Por mais bizarro que pareça, eles não estão completamente errados, evidentemente receberam uma informação distorcida, ou como se diz no popular "pegaram o bonde andando" e por pertencerem a camada rasa da sociedade, abstraíram a notícia da forma que lhes é alcançável. 
Vale dizer que o que terminará é um dos ciclos do Calendário Maia, que supostamente se encerrará em 21 de dezembro de 2012. 
Há 3.000 anos a civilização Maia começou a habitar a região que abrange o sul do México e América Central. Predominantemente agrícola os Maias são considerados os detentores da mais sofisticada e bela arte do Novo Mundo antigo. Além de construírem edificações notáveis como palácios, pirâmides, templos e observatórios astronômicos, eles desenvolveram escrita hieroglífica, mapearam fases e cursos de diversos corpos celestes e criaram um calendário considerado um dos mais precisos de todos os tempos.
O Calendário Maia é um sistema de calendários distintos. Os Maias e outros povos vizinhos utilizavam um calendário de 260 dias para eventos religiosos e cerimoniais; um calendário solar de 365 dias; um calendário que combinava os dois primeiros e o calendário de longa contagem de aproximadamente 5.126 anos, que segundo alguns estudiosos termina em 21 de dezembro de 2012.
Na história da humanidade várias datas já foram estabelecidas para determinar o final dos tempos e, provavelmente, outras para o fim do mundo também serão estipuladas, ainda há de haver muita discussão sobre esse tema, quem viver verá... ou não.

Um comentário:

  1. Pelo sim ou pelo não, fico triste por não ter dinheiro disponível para aderir a campanha de vendas da FORD, pois oferece os veículos em várias prestações, e no contrato, isenta o comprador das demais parcelas caso ocorra o fim do mundo nesta citada data. Que coisa heim...

    ResponderExcluir