domingo, 15 de janeiro de 2012

Opinião: Deu a Louca no Samba

Sou um admirador  nato do carnaval. O estado de espírito que tal período representa, sem sombra de dúvidas é o mais democrático e verdadeiro possível (mesmo sabendo que tudo se acabará na quarta feira).
Opostamente as comemorações de Natal e Ano novo, onde as pessoas ficam imbuídas de um pseudo espírito confraternizador  - já falei sobre isso no post do dia 28/12/2011- o Carnaval é uma festa verdadeiramente democrática e todos tem acesso a folia, desde o mais abastado milionário até o mais réles dos foliões. Quem tem dinheiro e status se diverte e quem não tem, também.
Já passei o Carnaval em diversos Estados do Brasil! É Interessante perceber como em cada lugar a folia acontece de forma diferente, no entanto, o espírito festivo e descontraído é sempre o mesmo.
Em se tratando do Rio de Janeiro, onde, sem sombra de dúvidas, acontece a mais famosa folia do país, o Carnaval de rua foi organizadamente revitalizado nos últimos anos, o que agregou a cidade um encanto a mais, com as centenas de blocos que já começam a batucada pelo menos uma semana antes da data oficial.
Em se tratando do que segundo dizem ser o "maior espetáculo da terra", ou seja o desfile das escolas de samba, gosto de tudo que o envolve, desde quanto se começa a preparação ainda no ano anterior até a apuração do resultado. Procuro, por intermédio dos meus conhecidos ligados diretamente a festa o ano todo, me informar dos pormenores que ocorrem nos bastidores e que não chegam a ser de conhecimento geral.
Tenho o hábito de ficar comparando os desfiles atuais com os de anos anteriores e nessa comparação percebo frequentemente que algumas mudanças vem ocorrendo, umas de forma explícita, outras, nem tanto. O fato é que a cada ano novas transformações se apresentam, sejam elas provocadas ou não.
No domingo (15/01/2012) estava eu lendo na revista do O Globo a coluna do Xexéo na qual ele fala - pode parecer oportunismo mas não é - o que eu estava aguardando o momento do "esquenta", quando as pessoas começam a viver o clima festivo, para falar. Trata-se do inusitado tema escolhido pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra para o desfile deste ano, o "iogurte", isso mesmo, um samba que fala daquela coisa feita de leite, dizem que azedo, que a gente compra no supermercado ou faz em casa.
Como amante e observador do samba de enredo, estou acostumado a me deparar com vários assuntos que servem de motivação para o mesmo, coisas diferentes, que vão desde a origem da vida até para onde vamos após a morte, passando por tudo que se encontra de uma forma ou de outra entre a água, a terra, o fogo e o ar, mas, podem acreditar, sobre o iogurte nunca sequer imaginei tal audácia. Se simplesmente me contassem que isso ocorreu eu certamente não acreditaria que tal alimento um dia foi cantado na maior festa do planeta.
podem me chamar de antiquado, erudito, metido a besta, mas prefiro aqueles temas mais educativos, históricos, atuais e  engraçados. Não gosto muito quando as escolas falam de coisas que se referem especificamente a um segmento, como por exemplo, tratar a respeito de uma cidade, uma região ou uma planta, mas valorizarei, e se o samba for bem trabalhado, darei os merecidos créditos.
Por essas e outras, compartilho totalmente com a crítica feita por Xexéo ao samba da Porto da pedra para o carnaval de 2012. Precisa realmente ser "gênio" para imaginar que um tema como esse possa produzir o efeito desejado, por melhor que seja a intenção.
Entendo até que cada vez mais os desfiles se tornam grandiosos e consequentemente caros, o que demanda sempre uma quantidade maior de recursos. Não sou contra isso, até acho que o patrocínio é fundamental para a sobrevivência dessas agremiações, no entanto, percebo que ocorreu um extremado exagero aliado a uma falta de sensibilidade desmedida, um desrespeito com os integrantes, com o público em geral e, principalmente, com o samba, ao se aceitar ser patrocinado para prestigiar algo que não vai agregar relativamente nada a cultura carnavalesca.
Posso queimar a língua, até torço para isso, mas ao que tudo indica a Porto da Pedra, sem ainda entrar na Marquês de Sapucaí, já é uma grande candidata a ser rebaixada para o próximo ano, pois, considero que independentemente do seu empenho e dedicação, dificilmente ela conseguirá justificar a péssima ideia, e terá uma missão árdua em convencer os jurados, como também o público, de que o iogurte além da condição de alimento "saudável" possua a relevância meritória de ser cantado em prosa e verso.

Um comentário:

  1. RENASCER DE JACAREPAGUÁ "O Artista da Alegria Dá o Tom da Folia" - Sobre Romero Brito, artísta plástico. (Quem???)
    PORTELA "Bahia: E o povo narua cantando. É feito umareza, um ritual..." (De novo?)
    IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE "Jorge, Amado Jorge" (De novo?)
    MOCIDADEDE INDEPENDENTE "Por Ti, Portinari, rompendo a tela, a realidade. (Esse eu já ouvi falar)
    PORTO DA PEDRA * "Da Seiva Materna ao Equilíbrio da Vida" (Se tiver distribuição gratuita para o público dos produtos do enredo, duvido que caia.)
    BEIJA-FLOR "São Luis - O Poema Encantado do Maranhão" (+ Joãozinho 30, Alcione, Sarney e muito R$.)
    VILA ISABEL "Você Semba Lá... Que Eu Sambo Cá! O cnato livrede Angola" (Rosa Magalhães -> esadof o público.)
    SÃO CLEMENTE "Uma Aventura Musical na Sapucaí" (Pode ser um grande desfile.)
    UNIÃO DA ILHA "De Londres ao Rio: Era Uma Vez... Uma Ilha" (Charles Darwin serviu de insperação. E?)
    ACADÊMICOS DO SALGUEIRO "Cordel Branco e Encarnado" (Independente do tema, sempre apresenta um bom carnaval.)
    MANGUEIRA "Vou Festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira" (O bloco da Mangueira vai homenagear o bloco de Ramos.)
    UNIDOS DA TIJUCA "O dia em que toda realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão" (Este enredo vai dar trabalho. Pra escrever o título ja deu.)
    GRANDE RIO "Eu Acredito em Você! E Você?" (Um tema livre e animador. E sobrou dinheiro do incêndio.)
    Citei todos os enredos do Grupo Especial, porém o cara aí da GLOBO, só expessou este sentimento negativo contra a Porto da Pedra, porque na transmissão mediocre que eles fazem do carnaval das escolas de samba pela TV, terão que fazer propaganda NÃO PAGA de alguns produtos exibidos mesmo que não rotulados, porém são poucas a marcas conhecidas e o YOGURTE em muitas regiões é simplesmente chamado de DANONE.
    Meu querido Blogueiro, não critique os galhos e as folhas das árvores, procure saber onde estão apoiadas as raízes.

    ResponderExcluir