quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Livro: Religião para Ateus

'Religião para Ateus' parte da premissa de que, com ou sem fé, é possível encontrar aspectos úteis, interessantes e consoladores nas religiões. Examina as possibilidades de transferir algumas dessas ideias e práticas para a vida secular. Nesse livro, Alain de Botton defende que a sociedade tem muito a aprender com as religiões ao tratar de questões como vida em comunidade, moralidade, educação e arte.
Esta obra aborda um aspecto bastante curioso e muito pouco percebido em relação a religião, ou seja, demonstra como a igreja - principalmente a católica - conseguiu exercer um grandioso trabalho de marketing na medida em que transformou coisas simples e até certo ponto duvidosas, pois não há confirmação empírica, em dogmas inquestionáveis.
O autor faz um paralelo da religião como o mundo secular e nessa comparação demostra que se as empresas se utilizassem de sua marca, assim como a igreja, para valorizar e diversificar produtos, provavelmente elas seriam muito maiores do que são. Por exemplo, se a BMW adotasse esta estratégia hoje poderia ser mundialmente reconhecida não exclusivamente pela fabricação de automóveis de luxo mas poderíamos ter ternos, gravatas, camisas e outros produtos com seu nome, o que fatalmente aumentaria sua receita, pois atingiria não somente o consumidor automotivo mas o público em geral, que partiria do princípio de que seus produtos fariam jus a sua grandiosidade.
Alain de Botton parte sempre do enfoque de que temos muito a extrair das religiões, menos em relação aos aspectos que envolvem crença e devoção e mais sobre a construção de valores morais, culturais e afetivos, o que, segundo sua perspectiva, produziria um arranjo melhor da vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário